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Historia do Transformice

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Mensagem por Harker Dom Nov 27, 2011 4:12 pm

Introdução



Transformice é um jogo em Flash online, desenvolvido por “Tigrounette”. Como os outros, primeiramente foi lançado no Jeuxonline.info (Tópico oficial - Parte 2). Este minigame não é o primeiro, e tem antecessores conhecidos bem. De fato, os o jogo Extinction
(pela mesma autora), nomeado Aaaah, foram os primeiros a lançar o
conceito destes jogos em linha muito simples, amigável e acessíveis para
todos. Poderemos citar muitos outros: Fortress, Bouboum, ou ainda Dead
Meat, que teve igualmente muitos sucessos.

Nesta página, vamos acompanhar a história de Transformice graças à dois outros jogos que são os seus irmãos mais velhos: “Aaaah” e “Poisson”.





No início: Extinction e Aaaah!



Assim, a aventura começou em abril de 2008, com o lançamento de Extinction.fr, e "Aaaah",
um minigame com uma extrema simplicidade. Como sempre, o anúncio do
lançamento do jogo pela Tigrounette foi publicado no Jeuxonline.info (Tópico oficial).


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O objetivo do jogo Aaaah é o núcleo de todos os minigames
Extinction: Personagens no canto inferior esquerdo, que devem chegar no
ponto de encontro (neste caso, em uma farmácia ou um hospital) na parte
superior direita, tudo isso, ajudado por um guia que traça um caminho no
mapa, graças ao seu mouse.
Sua arma? O grito! A barra de espaço
permite que eles gritem: "Aaaah!", Assustando todos os personagens
próximos que são empurrados para trás.


Aqui está uma imagem de uma parte básica do Aaaah, em um mapa não especificados:


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A adição de contaminação (um jogador que está contaminado não pode terminar a rodada mais, e podem contaminar outros jogadores) foi a única novidade importante. Com Aaaah, foi possível criar mapas de si mesmo graças ao editor de mapas.
Os mapas oficiais, de número reduzido, têm propriedades que não foram
possíveis de criar com o editor. No entanto, alguns jogadores se
tornaram mestres na criação de mapas, seja no nível estético, ou no
nível técnico.
Para mais informações sobre este minigame: Visitem Fansite do Aaaah!






Poisson, ou “a primeira versão" de Transformice



O verdadeiro antepassado do Transformice foi o migame “Poisson
(Peixe), que alguns não conheceram talvez devido à sua duração de vida
extremamente curta. Constituia “a primeira versão” de TM, foi colocado
on-line durante alguns meses, antes de fechar definitivamente para abrir
espaço para os ratinhos que conhecemos bem.

Assim Poisson foi um minigame similar ao TM, embora menos avançados
graficamente. Os personagens eram peixinhos (que fizeram sua primeira
aparição no Aaaah em 01 de abril), que tinha a irritante tendência para
escorregar em todas as superfícies inclinadas: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Uma vez logado, você entrava no mundo fabuloso de Poisson, e você se
encontrava afogado em uma horda de peixes selvagens, que tentavam
desesperadamente voltar ao aquário, sua única esperança de se refrescar, e portanto, sobreviver:


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As regras do jogo, muito similares às de Aaaah, permaneciam simples e
básicas: Os peixes começam na parte inferior esquerda de um mapa, e
devem voltar ao aquário, na parte superior direita do mapa. Eles são
ajudados por um guia, que podia pôr objetos em qualquer lugar, e não era
fisicamente presente no jogo (ao contrário do xamã do Transformice).

Aqui está duas imagenss do jogo: (a primeira, com um só um peixe era guia, mas dá pra ter uma ideia da aparência do jogo):


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Encontram-se
alguns elementos de Transformice lá, com um design básico: As tábuas, a
bola, as caixas… Colocar objetos com pregos também foi preservado pelo
TM, embora não apareçam mais na lista de itens. O painél de objetos do
Poisson, mostrado à esquerda, permiti ver a evolução do design, e a
evolução do conceito da orientação. A variedade de mapas, é muito mais
restrita no Poisson, ainda é bastante semelhante aos mapas básicos do
Transformice.





Além da ausência do peixeiro no jogo, há outra grande diferença
entre o peixeiro e o xamã: O peixeiro se beneficia de uma arma adicional
chamada Freeze Time, que não foi preservada para o TM.
Aliás, era suficiente que o peixeiro pressionasse a barra espaça de
modo que o tempo (e os jogadores) congelassem durante alguns segundos.
Ele poderia, então, colocar objetos e construir sem ser incomodado pelos
peixes.


Poisson só trouxe uma grande inovação em relação ao Aaaah (além do
seu design fresco): A maneira de guiar, colocando objetos. O objetivo do
jogo e o conceito permaneceu muito, muito similares ao de Aaaah.
Transformice, sem perder o espírito de seu antepassado Poisson, feito de
sangue novo se torna mais e mais complexo a cada dia para o delírio dos
jogadores.


Dado que o desenvolvimento não foi muito profundo, Poisson se manteu
em fase beta, mas ganhou muitos mais jogadores do que parece. Seu
conceito e seu design sóbrio, mas simpático, tinha atraído muitos
jogadores de Aaaah, tendo encontrado em Poisson uma dimensão de diversão
extra.
Em homenagem ao Poisson (Pwasson para os íntimos), o jogo mais divertido de todos os tempos …: -)


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A origem do Transformice



Segue-se uma longa citação cuja fonte encontrará clicando aqui.


Aquilo fazia já um momento que procurava
um novo pequeno projeto sobre o qual trabalhar. Necessidade de alterar
de ar, de reencontrar uma paixão perdida, e talvez provar-me algo, não
sei demasiada.
Em abril passado, um dos meus amigos e colegas
propunha-me a sua ajuda neste sentido: porque não muito um pequeno jogo
Lanterna elétrica? Algo sem muito grande importância, nada que alterará a
face do mundo, mas exatamente qual divertir-se e testar as nossas
competências?


E é assim que nasceu… Transformice.



Ei sim, como muito poucas pessoas adivinharam-o, sou o famoso pseudónimo
“Graphiste” que se esconde de trás Transformice. É mim que realizou as
ilustrações, os sprites de ratos, os objectos, e os animations.
A ideia de Gameplay fez-se à dois com Tigrounette. Adorava o seu
conceito de jogo posto em lugar com “Aaaaah! ”, e haver uma dimensão
suplementar.
A ideia dos ratos me veio uma simples noite onde cerca de roedores
vieram grattouiller de trás a minha cabeça de cama. Imaginava-o
construir das arquitecturas improváveis para traçar-se das passagens
através das divisórias, os tetos e os pavimentos…


É assim que propus a ideia à Tigrounette: à base, todos os ratos podiam
“transformar-se” à vontade em objectos simples, onde o nome de origem,
Transformice, transformar mice (ratos ao plural em inglês), a fim de
ajudar outros todos os ratos a atingir um queijo elevado pendurado. Os
mais ratos teriam de queijos, mais os ratos transformados teriam ganho
de pontos, e teriam acesso à notícias formes.


Após cerca de testes, apercebemo-nos que este modo de jogo não era muito
fun, ainda mais se apenas duas pessoas estiverem presentes sobre a
mesma bandeja de jogo.
Então dissemo-nos que os ratos deveriam por conseguinte invocar objectos
antes que transformar-se elas mesmas. Mas lá ainda após cerca de
testes, e com um punhado de jogadores, todos invocava todo e qualquer
coisa em qualquer lugar, e era injouable.


A conclusão lógica era por conseguinte não dar “os poderes” de invocar
único só um um rato ao mesmo tempo. Após um gordo delírio e pouco sono,
ao rodeio de um café com Tigrounette, imaginou-se uma espécie de deusa
rato na frente da qual os outros ratos prosternavam-se. A ideia do rato
Chamane era née.


Lá, pusemos sobre pé muito pequeno um jogo multijoueur com apenas dez
maps, consistindo em blocos verdes, ratos ligeiramente duros, um queijo,
e cerca de objectos a porem. E à nossa surpresa, o sucesso foi
immédiat.

Hoje, Transformice está a explodir, e representa mais de 8000 visitantes
únicos para mais de 15.000 visitas por dia. Bouche-à-oreille é tal que o
jogo terminou por reencontrar-se sobre fóruns ingleses, sobre os quais
faz um carton.

Se não falar frente, e que tomei este pseudónimo “Graphiste”, era por
duas razões. A estreia é que o meu nome é associado cada vez mais à
minha empresa (Ankama), coisa que ao mesmo tempo preenche-me de orgulho,
mas irrita-me à certos momentos. Não posso mais dizer nada sem que
aquilo seja atribuído à Ankama, e confesso que aquilo pesa-me
ligeiramente.
Tinha medo que apresentando este jogo sob o meu “verdadeiro” nome,
acusa-me-se aproveitar da notoriedade que traz-me Ankama para fazer a
promoção.
O segundo, que decorre da estreia, é que tinha medo de ver-me acusado
não pôr à lucro absolutamente 100% do meu tempo ao meu trabalho, ou seja
DOFUS. Há muito, imensamente tempos, mas para alguns, não é nunca
assez.


Hoje, decido sair da sombra, porque é orgulhoso de ter feito este
pequeno jogo com Tigrounette, e mim moque bem que alguns poderão
acusar-me. Tomo muito prazer a ver e fazer evoluir este jogo, e tenho a
fazê-lo partager.


E aproveito por conseguinte para dizer: obrigado imensamente Tigrounette! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Une pequena imagem bastante misteriosa para ilustrar extremos os
inícios do jogo, ainda alojado sobre Extinção para os testes que não
foram tornados públicos:

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O nascimento do Transformice



Transformice conseguiu rapidamente suceder o Poisson depois que ele
fechou, no início de maio de 2010, mais uma vez tomando um conceito
semelhante, mas amplamente melhorado, e muito mais elaborado
A nova
restrição de pegar o queijo antes de ir para a toca abre possibilidades
muito maior para o futuro do jogo. O modo de orientação também é uma
pequena revolução, pois o guia está presente no mapa.


Transformice é um jogo com um futuro brilhante, ansiosos para trazer
inovações e surpresas dos jogadores, graças a um conceito mais
interessante e pesquisado.

Fonte: Transformice
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